gentileza gera gentileza

Há alguns anos atrás minha irmã foi para um congresso em Praga e voltou expert em caminhar pelas ruas entruncadas da cidade e em reconhecer um bom bar. No quesito bar, ela voltou com uma notícia que muito me surpreendeu e me instigou: eis que trata-se de um costume local a cobrança de dois absintos a cada um consumido, para que este segundo possa ser consumido por alguém que chegue ao bar sem dinheiro.

Estranho mas lindo, não é? Imagine-se caminhando pelas ruas geladas de Praga pensando em ingerir algo que lhe aqueça quando você se dá conta que está sem um tostão furado…

Bom, passado este tempo, e ainda admirada com a gentileza etílica dos tchecos, me deparo com dois empreendimentos com espíritos semelhantes baseados na mais pura gentileza urbana.

O Ogori Café, descoberto por um cara de Portland em visita ao Japão, tem um sistema onde aquilo que você pede não é aquilo que você recebe. Ou seja, você pede um suco e pode receber um pacote de salgadinhos pedido pela pessoa que comprou antes de você, que por sua vez deve ter recebido o café da pessoa que veio antes dela.

 

Se no Ogori Café você compartilha experiências, em São Paulo você compartilha gentileza em forma de cafezinho.

A doce brincadeira acontece no Ekoa Café onde qualquer cliente pode deixar um café pago com um recado, poema, ideia, desenho. Na lousa do local, as bebidas disponíveis são indicadas e qualquer pessoa pode solicitar uma delas para beber na hora.

Interessante a forma como os três casos mostram como é possível agregar um valor social e de relação com o próximo em uma pequena compra como uma bebida, um salgadinho ou um café. E isso gera conectividade, interesse e curiosidade!

Advertisements

Leave a comment

Filed under nas bebidas, no consumo

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s