cause marketing

Apostar em grandes causas ao invés de anunciar no Super Bowl? Investir dinheiro em projetos sociais criados por seus clientes deixando de lado a propaganda (convencional)? O cause marketing tem aparecido com frequência como forma de gerar engajamento e repercussão nos meios tradicionais de forma gratuita, aliando questões como imagem de marca e responsabilidade social (matando dois coelhos com uma cajadada só).

Dentre os projetos de cause marketing recentes que mais me chamaram a atenção estão o novo momento da campanha Refresh Everything da Pepsi e um projeto especial da Orange, gigante da Telecom na França.

No Refresh Everything, quebrando a tradição de estar presente no Super Bowl onde esteve presente por 23 anos, a Pepsi vai direcionar 20 milhões da sua verba de propaganda para apoiar com valores entre 5 mil dólares e 250 mil dólares a fundação de projetos sociais submetidos e eleitos através da Internet.

Já no People Projects, a Orange apoia projetos já existentes, facilitando a sua divulgação e o engajamento de voluntários, criando para isso um aplicativo no Facebook que permite a criação de páginas dedicadas aos projetos e a sua divulgação na rede social.

E é esse o papel das empresas? Usar parte de suas grandes verbas de marketing para gerar oportunidades de engajamento social? Talvez seja realmente um bom caminho, ajudando seus consumidores a se tornarem mais socialmente responsáveis, expondo e apoiando causas.

A grande discussão é: qualquer marca pode apoiar qualquer causa? Não pode ser um pouco hipócrita, por exemplo, uma marca que não adota processos sustentáveis em sua produção apoiar projetos de produção local sustentável? Não é um pouco incongruente? Talvez o cause marketing faça também com que as empresas reflitam sobre esta preocupação e que se transformem, elas próprias, em boas causas a serem seguidas.

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Filed under no comportamento, no marketing

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