sinal dos tempos

É fim do ano, finzinho mesmo, countdown para o novo ano, e é impossível não destacar algumas coisas que fazem deste ano, desta década, o turning point de muita coisa. Em uma matéria do New York Times, uma foto da primeira fila de um desfile na semana de moda de Nova York diz muito sobre essas mudanças. Olhe, nem precisa muita atenção, o que tem de diferente aí?

Os papéis e as importâncias pré estabelecidas são colocadas em cheque, ganham força as figuras independentes, as mídias digitais, os novos olhares. Para esta última semana de moda, blogueiros foram colocados na concorrida primeira fila lado a lado com esnobes figuras do meio como a famosa e manda-chuva dos editorias da moda Anna Wintour.

Na matéria do jornal, uma das organizadoras dos desfiles afirma que houve uma mudança completa este ano, e diz “Eu penso, como uma relações públicas, que eu agora devo prestar atenção em um garoto que está escrevendo um blog em Oklahoma tanto quanto o faço com um editor da Vogue? Certamente.”

Isso me faz pensar muito na relação de poder que se estabeleceu entre produtores de moda, editores de revistas e os designers em geral, no sentido de impor aquilo que seria moda – a grande moda. Com os blogs de moda entrando em ação, muito deste poder fica dissipado. Não que as Anna Wintour da vida perderão seu prestígio, mas terão que começar a compartilha-lo com “pirralhas” como a blogueira Tavi Gevinson de apenas 13 anos, a queridinha das passarelas e festas fashion deste ano.

Em seu blog, a própria Tavi, fashion por excelência (de um jeito tão precoce que chega a dar medo ou a pensar que existe alguém por trás disso), discute a relação e a divisão de espaço entre blogs e revistas neste novo impasse da moda “Obviously blogs are less mainstream and can be more honest because they are less dependent on advertisers. But magazines need advertisers to survive, and the labels they advertise need them.”

Este caminho não tem volta. Agora é esperar para ver como as duas forças (independentes X mainstream) se integram ou definem seus papéis para uma convivência pacífica na primeira fila.

Advertisements

Leave a comment

Filed under na internet, na moda

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s