how to: creativity solve/sell everything?

ART & COPY é um filme sobre propaganda e inspiração, dirigido por Doug Pray, que analisa o caminho e os impactos provocados por alguns do grandes criativos de nosso tempo. O mais interessante, no entanto, é que ele acaba levantando questões fundamentais sobre criatividade como “o que faz uma pessoa ser criativa” e “a criatividade realmente é capaz de resolver e/ou vender tudo?”

E o que eu me pergunto é se não poderíamos ser mais criativos se olhassemos mais para a vida e menos para as referências das referências, e para os prêmios, e para os anuários. Mais para o que acontece nas ruas do que para o que se desenrola (ou se enrola) nas salas de reunião. Mais para o que pensam as pessoas em cada esquina do que dizem as pesquisas encomendadas. Mais para o mar, o céu, o cinema e as artes. É preciso de mais do que a própria propaganda para se manter a chama da inspiração acesa. Porque depois da propaganda, a criatividade que sobra deve servir para algo mais. E neste ponto é delicioso ver o contraponto entre os personagens do filme Art&Copy e do tão divulgado Lemonade, que mostra o quanto devemos e podemos ser criativos para além dos suportes da mídia e da comunicação, e como os publicitários de ontem podem ser bons pais, mães, documentaristas, professores de yoga, tostadores de café de amanhã.

Advertisements

Leave a comment

Filed under how-to

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s