passeatas digitais

board_passeatas

Uma das formas encontradas de ativismo, e agora endossada pelo YouTube, é a produção de vídeos. As pessoas criam seus movimentos e os divulgam através das plataformas mais conhecidas, pretendendo assim atingir um grande número de engajados.

Picture 38

No Citizentube, um blog que analisa as formas como as pessoas usam o vídeo para mudar o mundo, observa-se três formas de ativismo: para colocar no foco assuntos que precisam de maior exposição, para criar envolvimento com ações que são caras à pessoa e para criar conexão entre indivíduos e organizações que teem o desejo de fazer, de alguma forma, a diferença.

O uso do YouTube aproveita principalmente o envolvimento da comunidade lá existente a fim de gerar discussão a respeito de alguma causa. Em dezembro do ano passado um grupo de usuários criou a campanha “Project for Awesome,” pedindo para que os usuários postassem vídeos a respeito de suas causas favoritas – e, nesta, mais de 1.200 pessoas se engajaram e colocaram em imagens aquilo que defendiam.

Em 22 de julho, foi lançada uma plataforma chamada Video Volunteers, em paralelo com o projeto serve.org do governo Obama, que pretende conectar instituições não governamentais sem recursos de produção de vídeo com experts no assunto que podem usar seus conhecimentos para o bem. As entidades solicitam, os “video-makers” escolhem a sua causa e criam um vídeo para a instituição.

É um reflexo, em vídeo, para o projeto All for Good do Google, onde são cadastradas causas e vagas para voluntários que são divulgadas através de um widget em blogs, no gmail, entre outras plataformas.

afg-gadget

Advertisements

Leave a comment

Filed under na internet, nas ruas, no comportamento

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s