slow fashion: versus fast fashion

board_slowfashion

Há algum tempo atrás o conceituado portal de práticas sustentáveis “TreeHugger” iniciou uma discussão sobre a sustentabilidade da moda. Seria pouco e muito raso dizer que a sustentabilidade desta indústria deveria ser calcada apenas no uso de materiais orgânicos e na incorporação de processos sustentáveis. A moda, segundo eles, deveria adotar um pouco do conceito do slow food e, literalmente, ir mais devagar.

A ideia do slow fashion vem em contraposição ao fast fashion que, voltado para a democratização da moda,  produz em escalas absurdas e com uma incrível velocidade novos modelos a cada dia. Modelos que mal saem das passarelas das grandes marcas e são copiados por marcas mais populares (H&M e Target ou as lojas do Bom Retiro, para pegar um exemplo local). E não é só isso. Designers como Marc Jacobs criam marcas secundárias como uma forma de possibilitar com que outros extratos da população tenha direito a sua peça de “grife”, à sua peça da moda. Hoje, a moda é a contraposição à tudo que é duradouro. A moda é o símbolo máximo do efêmero, com toda a sua indústria sustentando a idéia de que a cada estação (pelo menos) tudo deve ser abandonado para dar lugar a novos e mais adequados modelos e estilos.

O slow fashion, portanto, é um movimento que aparece aos poucos, mas ganha destaque em diversas empresas, projetos e produtos, como veremos ao longo da semana.

Advertisements

1 Comment

Filed under na moda, na sustentabilidade

One response to “slow fashion: versus fast fashion

  1. Este movimento é fundamental e tem de vir acompanhado com a produção de melhor qualidade, para durar mais. Abaixo o vestidinho que dura uma estação!!!

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s