the new newsstand: community oriented

board_newnewsstand

O grupo de mídia PPF Group da República Tcheca está lançando uma série de eventos chamados “Nase Adresa”/”Nosso Endereço” que acontecerão em diversas cidades do País com o intuito de aproximar os jornalistas (fisicamente e digitalmente) de seus leitores.

Este experimento, por assim dizer, está sendo chamado de “hyperlocal journalism” e busca trazer uma mudança na forma de pensar os jornais, ao mesmo tempo que busca captar audiências e leitores de nicho, através de reportagens extremamente nichadas, locais e relevantes. A idéia é reproduzir o que acontece no meio online, colocando os interlocutores de frente com os seus leitores, fazendo com que haja um feedback em tempo real.

O investimento para o início do projeto é de aproximadamente 10 milhões de euros e a expectativa, segundo seus diretores, é de publicar sete jornais semanais e em torno de 30 sites focadas em quatro distintas regiões do país.

“A posição do jornalista não deve ser apenas a de observar e escrever algo no jornal ou na Internet, mas também ajudar as pessoas a terem as ferramentas para fazerem algo em suas comunidades”, declarou um dos diretores do grupo.

Caso a iniciativa dê certo, será um exemplo e tanto para todos os outros grupos de mídia que, com dificuldades, enfrentam os novos tempos.

Advertisements

1 Comment

Filed under na internet, no consumo

One response to “the new newsstand: community oriented

  1. Interessante… É praticamente uma fusão entre as profissões de jornalista e jornaleiro.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s