green now: pib verde

board_green3

A discussão sobre a sustentabilidade e a dita economia verde vem ganhando corpo em paralelo com esta que está sendo chamada de “a maior crise econômica da história”. Nos últimos dias, por conta de um encontro mundial, muito tem se falado sobre a implementação de um PIB Verde, uma forma de análise dos produtos de um país que inclui também seus recursos naturais e suas variáveis sociais, criando uma ferramenta muito mais completa do que a do PIB .

Resumindo, o PIB Verde é um índice de crescimento econômico que leva em consideração o impacto do crescimento no meio ambiente.

“É uma falta de inteligência pensar que maximizar o lucro de uma forma exponencial sem fim e continuar gerando toda a depredação do meio ambiente, os problemas sociais, a distribuição de renda, não vai interferir diretamente na sociedade”, avalia José Roberto Kassai, professor da FIPECAFI, que juntamente com Nelson Carvalho, elaborou o estudo intitulado Balanço das Nações que pretende ser uma forma de analisar o PIB Verde.

A pergunta que fazemos é: se o verde e as repercussões do desenvolvimento no meio ambiente virarem moeda corrente para a avaliação do crescimento de um País e, consequentemente, da sua capacidade de receber investimentos externos e todos os demais impactos econômicos que o índice pode causar, as corporações e governos finalmente abraçarão, para além do marketing, o “verde” e a sustentabilidade como coração de suas missões?

Advertisements

Leave a comment

Filed under na sustentabilidade, no mundo

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s