index: the lipstick economy

lipstick_economy

Se a economia é uma coia dura e difícil de entender (ou até de encarar), alguns índices mais amenos e interessantes podem ser sempre relembrados, e até encarados como ponto de partida para a arte. Há tempos nos chama atenção o “lipstick index” que, em poucas palavras, relaciona o aumento nas vendas de batons com a baixa da economia. É assustador pensar que um index tão singelo possa indicar que um país está entrando em recessão, mas preste atenção neste gráfico:

lipstick_main

Bom momento para as marcas de cosmético, especialmente as de venda direta? Bom momento para a venda de produtos baratos, de indulgências possíveis? Mas bom momento também, ou bom insight, para as artes.

Foi o que fez a artista Swetlana Heger na galeria nova-iorquina Thierry Goldberg Projects. De salto alto e com plena consciência da espiral econômica que estamos vivendo, a artista usou a galeria para a criar um diálogo a respeito da economia, da diferença entre homens e mulheres e sobre o processo do consumo como um todo. 

liptstickart

O termo “lipstick index” foi cunhado por Leonard Lauder, chairman da Estée Lauder, como um índice teórico para medir a confiança do consumidor.

Mais artigos sobre o tema no The New York Times e no The Economist

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Filed under nas artes, no consumo, no mundo

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