how-to: contadores de história (parte 1)

era-uma-vez

Este post deveria ser escrito de outra maneira.
Porque o que queremos falar aqui não tem formato pré-estabelecido, nem elementos constantes. É algo mais livre e mais interessante, e que torna o nosso trabalho – e o de “apresentadores” em geral, muito mais rico.

Contadores de História são uma nova especialização. Claro, também é dom, talento, dedicação. Mas já existem cursos para ajudar, até na USP!

Imaginem um artigo de jornal, ou uma reportagem, escrita usando estas técnicas. O NY Times ousou e publicou uma no final de fevereiro, incrível por sinal.

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A diferença que isso faz vale a pena: todo mundo adora ouvir histórias, ler histórias. A dinâmica é outra, isso atrai a atenção e estimula a memória.

Um elemento inspirador, indiscutivelmente, é o Moleskine. Ande com um no bolso e descubra o prazer de observar e contar suas próprias histórias das maneiras mais diferentes.

A exemplo da velha brincadeira  “Continue o conto”, foi criado o moly_x_53, uma corrente de troca de Moleskines. Cada artista começa com um Moleskine japonês, e faz sua arte nele, usando 3 ou 4 páginas. Depois, como em um Círculo do Livro, vão trocando e complementando.

moly_x_53

Ainda na onda dos Moleskines, quando uma imagem vale mais que mil palavras, artistas fazem verdadeiras lendas em suas pequenas páginas.

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Contadores de história têm ganhado espaço nas empresas – de tendências, agências – e no entretenimento. O mercado tem visto que, com a saturação de informação, se ela não for passada de maneira agradável corre maior risco de não ser assimilada.

Uma dica: no bar Casa de Francisca você ouve a histórias lindas enquanto aprecia um bom vinho. Não há melhor combinação.

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