the new newsstand: magazine engagement

board_newnewsstand

As revistas carregam muita identificação com seus leitores. É por isso que podemos dizer que existem as “mulheres Nova”, as “mulheres Gloss” e as “mulheres Marie Claire”, por exemplo. Sem falar nos mais diversos segmentos e nichos de revistas aos quais temos acesso hoje e que podem nos ajudar a traçar ainda com mais profundidade o perfil e os gostos (ou as pretensões) de determinada pessoa.

Fato é que as pessoas se identificam com suas revistas, e as usam para identificar-se com outras pessoas de uma forma que talvez não aconteça com os jornais (digo isso apesar de já ter acompanhado brigas ferrenhas entre “Folhistas” e “Estadistas”). E por quê? Se por um lado as revistas nos ajudam a definir quem somos, os jornais acabam sendo uma das muitas formas de receber notícias – concorrendo fortemente, nariz a nariz, com outros meios que fazem este “delivery”, como o rádio e a Internet.

As revistas, portanto, são grandes candidatas ao engajamento por parte de seus consumidores, que costumam transferir os valores percebidos em suas edições preferidas para as marcas que nelas anunciam. E, até por isso, elas vêm sofrendo menos com a digitalização do mundo do que seus “parentes” jornais.

revistasnoorkut

Ainda assim, o “negócio” das revistas vem se transformando através da influência do meio online e das inúmeras possibilidades de personalização e flexibilidade que o meio oferece – e que leva as pessoas a se perguntarem: por que eu não posso colaborar com a minha revista? Por que tenho que receber todo mês a mesma revista em casa? Por que não posso ter a minha revista, personalizada, feita para mim?

Advertisements

Leave a comment

Filed under na internet, na tecnologia, no comportamento, no consumo

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s