how-to: tracking trends to be

A exposição de Vik Muniz no Moma “Artist’s Choice + Muniz = Rebus”, onde o artista é curador e não o artista, está mais para uma verdadeira instalação e pode ser lida como uma analogia do processo de análise e percepção de tendências.

muniz1

Na sala, os objetos e obras selecionadas do acervo do museu, estão linkados como em uma corrente, conectados através de todos os tipos de similaridades e contrastes, seja de matéria, significado, forma, assunto, título ou técnica. Assim como a observação de uma tendência, um objeto ou acontecimento em si pode parecer isolado e estático, mas quando se analisa as semelhanças e conexões possíveis encontra-se um novo caminho com múltiplas leituras possíveis.

E exatamente no que acreditamos, qundo dizemos em nossa proposta “acreditamos em conexões. Em uma rede de boas e inspiradoras idéias que levam a uma próxima idéia surpreendente, capaz de modificar, de impactar, de fazer pensar. Capaz ainda de gerar uma nova idéia, que por sua vez será tão poderosa ou até mais que a anterior.”

Para os desatentos, tudo pode não passar de uma junção de pequenas obras sem muita relevância, mas para aqueles, de olho em um padrão ou em uma tendência, a diversão está garantida. De qualquer forma, Vik Muniz, querendo que todos se divirtam, já da o recado logo na entrada, com a projeção do vídeo de Peter Fischli e David Weiss, “The Way Things Go”

————————————

Curiosidade:

O fim da exposição teoricamente é marcado com a pintura de Ed Ruscha intitulada “The End”. Mas ao consultar o folheto da exposição (que, aliás, ajuda no entendimento de outras conexões não tão explícitas) observa-se que ainda falta um objeto, listado no meio das obras. Olhando para o teto, lá está o sinal de “EXIT”, que te direciona para fora do espaço. A sinalização, criada pelos designes da Interloop Architecture, é, como todas as demais obras da exposição, parte da coleção do Museu.

Advertisements

Leave a comment

Filed under nas artes

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s