icelandic sagas: um país terrorista mas sem exército

icelandicsaga_part1

De todos os lugares que poderiam quebrar, foi a Islândia que quebrou antes. E tudo foi tão rápido, que em menos de uma semana bancos quebraram, a moeda islandesa (coroas ou króna) se desvalorizou profundamente e o país foi à bancarrota. Para quem estava de fora, e não passou pelo desespero de uma hora para a outra perder todo o crédito que tinha, passar a dever 250 mil euros (o cálculo do rombo dividido pelo número de habitantes) e ser chamado de terrorista, tudo pode ter parecido uma simples fábula do atual momento do mundo – onde, na verdade, todo o sistema financeiro (e com ele boa parte dos países) vai por água abaixo, ou derrete, para fazer uma referência melhor à terra do gelo.

3206602219_69605bcd75

Como a primeira nação a ir à bancarrota no século XXI, a Islândia deve se transformar agora em um laboratório para possíveis mudanças neste cenário tão incerto, onde outras nações, muito mais poderosas, correm o risco de seguir pelo mesmo caminho.

O pacato e tranquilo país viu eclodir então protestos cheios de fúria e engajamentos de todo o tipo. Fosse para protestar contra o governo e os responsáveis pelos bancos, fosse para acabar publicamente com a figura do primeiro ministro inglês Gordon Brown (que se utilizou de uma lei anti-terror para congelar as reservas islandesas depositadas na Inglaterra), a pequena comunidade se uniu em praça pública e fez o barulho que pôde. Agora, tenta mostrar para o mundo como pode se reerguer, contando com a união, a democracia, e as riquezas naturais e culturais de seu país.

3056769963_2ee2c4bb1a_b

A primeira demonstração de união para além da praça pública, foi a criação de um site para mostrar ao mundo e pedir apoio para a sua causa. Nele, uma petição está aberta para a participação de todos, e a comunidade islandesa mostra a cara, caras claras de não terroristas.

2967194722_c794efdfed_o

Advertisements

Leave a comment

Filed under nas ruas, no comportamento, no mundo

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s