freeconomics: solução para a crise

board15

Num mundo onde o dinheiro rodou levianamente, uma economia que prevê outras moedas de troca acaba sendo uma luz no fim do túnel para diversas indústrias.

Em Hollywood, quem diria, estratégias “Freeconomics” têm sido providenciais. Um exemplo é a proposta que a agência de talentos William Morris, que representa Russell Crowe, Denzel Washington e outros grandes figurões, fez para o YouTube: seus artistas arrecadariam uma participação na receita gerada por seus vídeos exibidos no site, através de publicidade, claro.
Segundo eles, isso inclusive faria com que marcas quisessem patrocinar o site, aumentando portanto a receita publicitária no geral.

No geral, em períodos de crise, as pessoas realmente procuram alternativas de entretenimento. E o que parece caro, como os videogames, mostra-se bastante acessível dentro do conceito de um Free World.

boy

O número de acessos a sites de jogos online gratuitos cresceu 27% nos EUA em 2008. Até o fim de dezembro 86 milhões de pessoas procuraram por esta opção de lazer – e estamos falando dos sites gratuitos.

Está realmente aumentando o que consultoria de tendências The Future Lab chamou de Freesumerism, ou, consumismo do gratuito. São as operadoras dando o celular em troca de uma assinatura de contrato, ou uma Ikea criando uma linha de balsa gratuita entre Manhattan e Brooklyn, onde está sua loja, apenas para ganhar a simpatia do consumidor (seu uso não está vinculado a compra alguma!), e reedições da amostra grátis: ou o que mostramos semana passada aqui, o tryvertising, consequência direta de uma economia de troca.

Vale pensar quanto se está pagando para ter o que quer. O mundo já está mudando, e rápido demais.

Advertisements

1 Comment

Filed under no consumo, no mundo

One response to “freeconomics: solução para a crise

  1. Pingback: tryvertising: aqui e agora « what is now, what is next

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s