freeconomics: de volta ao escambo?

board15

Foi a Revista Wired que apareceu pela primeira vez com este nome, quando Chris Anderson, o autor do Long Tail, começou a falar de um Free World. Freeconomics, a nova economia onde quase tudo (ou tudo!) é de graça. Algo que num mundo capitalista era impensável, hoje sabemos que trata-se praticamente de sua consequência.

Os avanços da tecnologia, em especial da Internet e banda larga, permitem com que o envio de conteúdo seja constante, e que exista uma troca – independente de moeda financeira. Não considerando apenas os filmes e músicas a que temos acesso em sites como MySpace e YouTube, mas hoje até ligações são feitas entre pessoas em partes diferentes do mundo, gratuitamente, via Skype.

Mas se não é você, quem está pagando por isso? There’s no free lunch.
Isso significa que aumenta a dependência de receita publicitária para garantir que existam estas fontes de troca de conteúdo.

E se a publicidade como um todo também está mudando, vale prestar atenção no movimento para não ficar de fora.

Um bom exemplo desta mudança é o mais novo jornal impresso que surgiu nos EUA: The Printed Blog. O conceito é inovador – e alguns diriam “já veio tarde”.

Através de um acordo com 300 blogueiros, o jornal tem sempre conteúdo fresco e mais que atualizado. E estes blogueiros não ganham salário algum, porque não têm que produzir para o jornal: o que sempre produziram naturalmente é que passou a ser divulgado também em outro formato, o impresso.

obama

Então o que eles ganham com isso? Além de credibilidade, visibilidade (e fama, por que não?), parte da receita publicitária adquirida pelo jornal.

Alguém tem dúvida de que isso funciona?

Advertisements

Leave a comment

Filed under no consumo, no mundo

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s