tryvertising: try before you buy

picture-211

Em um momento onde o consumo e as experiências se tornam mais fugazes, e o consumidor quer a todo momento experimentar o novo, a idéia do Tryvertising e as suas diversas manifestações aparecem como uma interessante solução. Ainda pouco explorada no Brasil, esta tendência transforma a vida de cada um, e os espaços com os quais convivemos, em um incrível espaço para merchandising ou, de forma mais moderna, Product Placement.

O modelo mais comum de tryvertising, e o que talvez chame menos atenção mas faça um bom efeito, é aquele em que hotéis, spas, restaurantes, cruzeiros, oferecem a seus hospedes ou clientes a oportunidade de experimentar algo novo, como uma marca de cosmético ou uma nova água saborisada. O que parece gentileza, muitas vezes é um acordo mais parecido com o de merchandising. O hospede chega no hotel, se depara com um kit da L’occitane, por exemplo, e entra em contato com a marca em um momento que está disponível para isso.

paspx

Muitos estabelecimentos, no entanto, teem levado/elevado esta experiência a um outro patamar, disponibilizando para seus clientes bicicletas, carros de luxo e outros mimos, com o intuito de fazer com que eles entrem em contato com as marcas parceiras em um outro contexto, que não o da comunicacão massiva (e do contato passivo).   

O tryvertising vai muito além do sampling, como costumamos ver aqui. Não é a distribuição pura e simples de amostras, mas uma distribuição adequada e contextual dos produtos, de uma forma que pareça natual, e perfeitamente adequada, ao cotidiano dos consumidores (sem deixar, é claro, de surpreende-los).

Advertisements

Leave a comment

Filed under no comportamento, no consumo, no marketing

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s