crafting the crisis: retornando ao arts and crafts

board_craft

Com a economia mundial, da forma tradicional como a conhecemos, se ruindo, indivíduos e grupos se movem na busca de saídas para a crise buscando potencializar aquilo que se pode fazer com as próprias mãos e por conta própria.

Crise econômica X Crise criativa Solucão Criativa

Já há algum tempo o “handmade”, o artesanato, o “arts and crafts” vem ganhando espaço e prestígio, em contraposição a tudo aquilo que é industrializado e massificado. Já falamos aqui sobre a busca da individualidade através da compra de produtos adaptáveis a seu gosto, da tentativa de customização em massa. Inclui-se aqui a apreciação de bens produzidos de forma responsável, por indivíduos com idéais próprios e a busca por um caminho sustentável de vida.

Com a crise que mexe com os fundamentos das indústrias e deixa pessoas sem emprego, os mercados de “handmade objects”, de artistas e cooperativas ganham importância, impulsionados por outro lado pela capacidade de venda global proporcionada pela internet.   

Um dos primeiros mercados online de artistas e artesãos a se firmar na internet foi o americano Etsy, que logo abriu as portas para pessoas de todas as partes do globo não só divulgarem como venderem aquilo que fazem.

etsy_home

Como funciona?

Cada artista monta sua loja na Etsy, pagando um fee básico de 20 centavos por cada item publicado e 3,5% sobre cada venda. Os pagamentos e recebimentos se dão através de um cartão de crédito válido, simplificando todo o processo. O vendedor é responsável pelo despacho da mercadoria.

Curiosidade

O ticket médio varia entre 15 e 20 dólares, sendo a maioria das transações feitas por mulheres

Não são aceitos produtos industriais, como fica bem explícito nesta página

etsy_howtosell

Advertisements

Leave a comment

Filed under nas artes, no comportamento, no consumo

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s