the new playground: times have changed

board_new-playground

Quase sempre quando estamos ao redor de crianças ou em contato com seus novos jogos e diversões nos pegamos repetindo o jargão “é, os tempos mudaram”, emendando imediatamente com alguma brincadeira da “nossa época”.

É verdade, é inevitável notar a diferença do que nos fazia sorrir e passar uma tarde toda entretidos com a realidade de agora. Crianças precisam de cada vez mais para se estimularem.

Isso porque elas são impactadas o tempo todo por tudo isso que nós também somos, este bombardeio de mensagens, cores, sons, imagens. E, diferente de nós que filtramos, elas estão na fase de aprendizado e isso significa que precisam assimilar e observar cada coisinha que acontece. Nada mais natural, portanto, que para causar o mesmo efeito que um jogo da memória nos causava há 20 anos, seja preciso um pouco mais de recursos.

Estamos falando de crianças como nós fomos, mas que já nascem num mundo mais repleto de informação. A tecnologia, se usada de maneira inteligente e dosada, pode ser uma grande aliada na educação dos pequenos.

E cabe a nós não deixarmos que eles pulem esta etapa da vida, ao emendar as traquitanas feitas para crianças com recursos utilizados já para os adolescentes e adultos.

É muito fácil criar a ponte, mas também continua sendo fácil envolver em contos de fadas e jogos de desenvolvimento, basta lembrar que vale a pena dar um passo de cada vez mesmo em tempos acelerados.

Advertisements

Leave a comment

Filed under na tecnologia, no comportamento

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s