the new playground: a new way to interact

board_new-playground

É inevitável: a nova geração, que nasceu com a Internet, tem uma relação estreitíssima com tudo o que é interativo. A passividade dos meios que em outro momento foram cultuados, como a TV, já não atrai mais estas crianças.

Assim, empresas e criativos procuram criar novos produtos, brinquedos e até livros que incentivem a interação das crianças entre meios “tradicionais” e outros meios que para elas são naturais, especialmente o computador.

Uma das empresas que mais esforços faz neste sentido é a Fisher-Price, lançando, por exemplo, a Smart Cycle: uma bicicleta fixa infantil que se conecta à TV e faz com que as crianças interajam com games divertidos e educativos através de pedaladas.

bike fisher price

É um videogame, mas com o controle em forma de bicicleta. Sentada ali, a criança pode descer por uma rua virtual, buscando por letras, números ou formas ou ainda usar o controle no painel para participar de outro jogos.

Outro caso interessante é o de livros ligados a jogos de videogames e vice-versa. Neste casamento, o videogame amplia o universo do livro, que por sua vez dá dicas importantes para o avanço no jogo. Uma forma de atrair a geração da interação e da participação para a leitura.

Um dos exemplos vem da editora de Harry Potter e se trata da série The 39 Clues, com 10 livros previstos, cada um escrito por um escritor diferente. Os dois primeiros já foram lançados e os leitores já podem participar dos jogos (e concorrer a prêmios) através do site da série 

39-clues-cover  2899586499_2b1e628fd9

“Eu acho que jogadores de videogames e leitores estão buscando pela mesma coisa”, disse Rick Riordan, autor do primeiro livro da série, em entrevista para o The New York Times. “Eles querem ser colocandos dentro de uma história intrigante e se tornar um personagem da história”

O desafio está em encontrar formas divertidas de engajar a nova geração em atividades físicas e mentais através de plataformas que são adoradas por eles. Mas não temos dúvida de que isso é totalmente possível, e é o caminho!

Advertisements

Leave a comment

Filed under na tecnologia, no comportamento

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s