your role to play: quem conta um conto…

board_yourrole

Este tipo de projeto colaborativo tem crescido muito nos meios digitais por conta da facilidade que a tecnologia proporciona. Mas muitas vezes ele pode ser inspirado em eventos e coisas do nosso dia-a-dia, totalmente offline.

Foi o caso do projeto do programa Entrelinhas, da TV Cultura, inspirado na Flip, a Festa Literária de Paraty.
O programa convidou os escritores Vanessa Barbara e Emílio Fraia para iniciar uma história, que foi então entitulada História a Vinte e Quatro Mãos. Em seguida, 10 internautas entraram no site e complementaram a narrativa. Todas estão postadas lá no site do Entrelinhas.

Já é uma brincadeira antiga esta de complementar a história do outro. Um exercício divertido feito entre amigos. Mas o legal hoje em dia é a mistura de pessoas, de diferentes culturas e backgrounds, falando do mesmo tema com o mesmo peso e  valor.

Um destaque na web já mencionado no post anterior é o projeto Mil Casmurros.

No site, pessoas como você e eu compartilham vídeos com suas gravações narrando trechos da obra de Machado de Assis. Começou com famosos, e hoje já está bem espalhada pela Internet, possibilitando bons e maus intérpretes mostrarem seu trecho favorito.

casm

Com maior expressão que o texto escrito, o sucesso do compartilhamento de vídeos nos mostra que as pessoas têm sim interesse em participar, se o que for pedido lhes parecer atraente e interessante.
Muitas vezes pensamos que para conseguir a colaboração é necessário um incentivo, quando na verdade, relevância continua sendo a palavra-chave.

Advertisements

Leave a comment

Filed under na internet, no comportamento

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s