2.0 travelers: what a wonderful world

board_travel20

Hoje, viajar ficou muito mais fácil. O mundo é globalizado, as companhias aéreas oferecem passagens por preços muito interessantes, as agências de viagem se popularizaram e viajar é o grande sonho de consumo de boa parte das pessoas. Parece que o mundo ficou menor, e a Internet, claro, é a grande responsável por isso. Se antes você tinha que esperar que um amigo fosse a algum lugar e trouxesse fotos (ou slides, como já foi um dia) e suas impressões, agora basta buscar nos blogs, nos fóruns, no Flickr, Google Maps e nos inúmeros sites orientados para este fim.

Hoje, cada viagem, desde a sua preparação, pode ser única. Com a cara, o pique, os desejos e a desenvoltura do viajante. Se antes dependíamos dos guias de viagem (incrível trabalho de pioneiros como a Lonely Planet), hoje podemos montar o nosso próprio, com nossos gostos, itinerários e na nossa plataforma preferida.

O termo “travel 2.0” já aparece a algum tempo, descrevendo a segunda onda de sites de viagem.

A diferença, claro, é que agora estes sites são totalmente interativos, e costantemente expandidos através de conteúdo gerado pelos próprios usuários (UCG), como fotos, resenhas e blogs de viagem (os tavelogues)

Se através dos livros se tinha a visão exclusiva de uma pessoa (aquela que veio para São Paulo, por exemplo, e ficou no Belenzinho) agora o candidato a viajante pode tirar sua própria opinião, depois de percorrer fotos e ler críticas de outros que já foram e compartilharam suas impressões.

E se os sites são 2.0, o viajante também é. É o viajante que não só se utiliza destes meios, como compartilha suas descobertas, é o viajante que experimenta mais, que muda mais de trajeto, que viaja com novas companhias, e que se sente seguro para fazer isso.

travel2.0

Alguns dos sites de viagem 2.0 mais “tradicionais”:

http://www.tripadvisor.com/

http://www.backpackers.com/

http://www.igougo.com/

http://www.gusto.com/

http://realtravel.com/

http://www.Travelistic.com/

Advertisements

Leave a comment

Filed under na internet, na tecnologia, no comportamento

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s