generation O: meet these guys

board-9

Cada geração tem sua história, nasceu dentro de um contexto político-econômico, sócio-cultural.
Na ordem foram os Baby Boomers, a Geração X e a Geração Y (ou Millennial). E precisamente neste ano presenciamos o nascimento daquela que o NY Times chamou de Geração O.

Claro, vem de Obama. Mas não pára por aí, vai muito além dele. Obama é o presidente, o representante desta geração, como Bill Clinton foi para os Baby Boomers. É o ícone máximo de um comportamento novo, de uma nova maneira de pensar.

É uma geração que se mescla com a Y, porque dela também fazem parte os menores de 30 anos. Mas a grande massa é composta por universitários que estão pedindo mudanças no mundo, que buscam novos tomadores de decisão, novas cabeças no comando. Foram eles que fizeram questão de votar, que deram um empurrão para esta quebra de paradigma que foi a eleição de Barack Obama como presidente.

A geração O é multiracial. Não fazem parte do seu grupo os “brancos velhos”, que são a cara de John McCain. Esperança, unidade e mudança foram fortes características da campanha de Obama, e apesar de serem pontos atraentes a qualquer geração, são bandeiras levantadas por jovens entre as gerações Y e X (à qual pertence o próprio candidato).

E não há dúvidas que eles vieram com sede de mudanças. Como escreveu o reporter do NY Times Damien Cave no fim das eleições: “A era pós-Baby Boomer parece ter começado. O “nós contra eles” sem fim vindo da Guerra do Vietnam, do aborto, das lutas raciais, pelo menos por um momento na semana passada, parecia tão fora de alcance quanto um telefone de discar”.

Advertisements

Leave a comment

Filed under no comportamento

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s