tag revolution: trying to live without china

board_notmade

Tentar viver sem a China, foi o que fez a jornalista Sara Bongiorni, quando em 2005 convenceu sua família a fazer um boicote contra o país que estava inundando as prateleiras dos supermercados e lojas de departamento com seus produtos Made in China.

2092594

E tudo começou em uma véspera de Natal, quando Sara decidiu separar os presentes em China e Resto do Mundo, contabilizando um placar assustador de 25 presentes China X 14 presentes Resto do Mundo; decidindo, assim, que a China estava ocupando espaço demais em sua vida, e que era hora de parar com isso.

Mas depois de um ano de dificuldades, ela conclui que ainda podemos viver sem eles, mas está ficando cada vez mais difícil, escorregadio e custoso a cada dia, o que faz com que um novo embargo, daqui a uma década, seja quase impossível de ser levado adiante.

O livro discute, de forma divertida e intensa, a nossa dependência cada vez maior da China, uma dependência criada por nós mesmos, e pela necessidade dos mercados de competir, competir, competir cada vez mais.

Talvez devêssemos experimentar, como a própria autora propõe, a criação do “Just Say No to Chinese Products Week” (Semana do Diga Não aos Produtos Chineses), mostrando como ainda temos algum poder nas mãos.

Que tal?

2932767925_83a3738e64

Advertisements

1 Comment

Filed under no comportamento, no consumo

One response to “tag revolution: trying to live without china

  1. Pingback: tag revolution: it is the end of the world…? « what is now, what is next

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s