tag revolution: made with care

board_notmade

E se ao invés produzir no país que oferece mais vantagens financeiras, as marcas começarem a produzir em seus próprios países, empregando mão de obra local, transformando esta mão de obra em pessoas felizes e melhor amparadas?

É o que tem feito a American Apparel, que faz questão de deixar claro na suas etiquetas, as suas políticas sociais e de produção

aa_healthcare

“Feito em Los Angeles, por uma mulher com seguro saúde para ela e para seus três filhos”

A marca, conhecida por suas peças básicas feitas em uma incrível grade de cores, foi criada em 1997 por um jovem Canadense, obsecado pela cultura americana, que decidiu fabricar tudo em um único prédio, no centro de Los Angeles.

Hoje, com lojas em inúmeros países, incluindo o Brasil (com uma recém inaugurada loja na Oscar Freire, em São Paulo), a American Apparel é a maior empresa de produção de roupa dos Estados Unidos, em termos de produção doméstica, e tem atraído consumidores com suas preocupações éticas e socialmente responsáveis – a produção é em grande parte sustentada por energia solar e os funcionários ganham benefícios generosos.

2595990034_397384dc52_b

Se tudo isso parece que vai custar caro, e realmente custa aqui no Brasil (onde as camisetas básicas da marcam chegam aos 100 reais), nos Estados Unidos os preços são bem próximos de outras marcas que produzem em lugares obscuros do mundo.

E o que a empresa ganha com isso? A produção doméstica oferece maior flexibilidade através de tempos menores de entrega, além de uma melhor qualidade final das peças.

E eu, sentada na frente de uma American Apparel em Nova York, escutei um amigo dizer para o outro “Aqui dá para comprar roupa, porque nas etiquetas ainda está escrito MADE IN USA”

Advertisements

Leave a comment

Filed under na moda, no comportamento, no consumo

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s