tag revolution: made in china, but…

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Se todas as etiquetas do mundo começarem a falar chinês (e já estamos neste caminho), o que faremos? Bom, se por um lado existe uma “obrigação” capitalista de se produzir na China, pelos baixos preços (e nada mais, certo?), por outro existe uma clara reação das empresas de se “afastarem” do Made in China, seja voltando à produção local, seja criando linhas especiais produzidas em seus países de origem. E grande parte destes movimentos podem ser vistos nas tags dos produtos ou em nos posicionamentos de marca.

Sim, você pode comprar uma Dr. Martens (a clássica bota inglesa) mande in china, mas pode comprar também uma bota da linha Vintage, Made in England, pagando um pouco mais por isso.

preços dr. martens

dr. martens made in england

A Dr. Martens escolheu a linha “Vintage Originals” para esta iniciativa. A linha é composta por réplicas de suas primeiras botas feitas a partir de abril de 1960. Hoje são feita ainda no processo manual, na fábrica original: Wollaston, Northamptonshire, England. 

Se não dá para abrir mão da produção na China (ou em outros redutos produtivos que seguem a mesma linha), se a concorrência aperta e os preços precisam se manter competitivos, mas se ainda assim a marca preza por suas origens, a produção de uma linha nos moldes originais (com um adicional de 50% no preço) é uma boa e estratégica saída.

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Filed under na moda, no marketing

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