sharing to multiply: é possível acabar com a solidão?

board8

Algumas posses não são temporárias, ou não podem ser. São aquelas “posses” que incluem bichos de estimação, filhos e até amigos. Não dá para adotar ou comprar um gato e na semana seguinte deixa-lo de lado, em um saco empoeirado, para as próximas doações.

Se essa indecisão do “ter” posses e companhias de longo prazo se junta então à solidão dos tempos modernos, criam-se serviços e dinâmicas que parecem deixar todos satisfeitos. É daí que surgem as cafeterias especializadas em gatos no Japão e os aluguéis de cachorro ao redor do mundo, chegando até ao aluguel de amigos. 

No Japão, com o pequeno espaço das casas e um terço dos cidadãos morando sozinhos, uma solução para conviver com os animais é frequentar uma das cafeterias especializadas gatos, nas quais as pessoas têm à sua disposição vários felinos prontos para dar carinho e companhia. Meia hora rodeado de gatos custa aproximadamente R$ 7,5 (500 yenes)

No mundo, algumas empresas se especializam no aluguel de cachorros por horas (para uma passeadinha) ou por dias (para uma companhia de curto prazo) e ajudam as pessoas a decidirem se finalmente terão a coragem ou não de ter seu próprio animal de estimação.

flexpetz

E a coisa ainda vai longe. Na Islândia, para não se sentir tão por fora dos acontecimentos locais, o turista pode alugar um amigo que o leva para um giro na noite para insiders e iniciados e Reykjavik. Em outros lugares do mundo, inclusive no Brasil, você pode também alugar um amigo (que tem um largo portifólio de assuntos para uma longa noite de conversa) ou ainda alugar um marido (para cuidar daqueles ajustezinhos residenciais como trocar lâmpada e fazer um furo na parede).

Mas tudo isso, ajuda mesmo a acabar com a solidão?

Advertisements

Leave a comment

Filed under no comportamento, no consumo

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s