sharing to multiply: but why?

board8

A idéia do dividir para multiplicar está diretamente ligada à rapidez com que passamos de um desejo a outro, à transitoriedade de nossos desejos. Não é apenas uma questão de consumo consciente, mas sim a necessidade de TER sem necessariamente desembolsar aquilo que o produto vale.

Os valores de posse mudam conforme mudam os produtos e os apelos tecnológicos. As necessidades são mais fugazes do que eram antes. A obsolescência já é colocada em jogo no momento da compra. 

Duas grandes tendências se agregam (ou ajudam a potencializar esta): os chamadas minipreneurs (consumidores se transformando em empreendedores) e transumers (consumidores menos interessados em possuir).

Os transumers, são, segundo a TrendWatching, consumidores direcionados pelas experiências, ao invés da coisa fixa, pela diversão, pela descoberta, que vive um lifestyle transitório, lutando contra a compra de bens duráveis e permanentes. É o consumidor do aqui e agora, que quer ter uma satisfação rápida, colecionando o máximo de experiências e histórias. É um movimento Carpe Diem.

Os minipreneurs, por outro lado, são consumidores empreendedores, que querem potencializar aquilo que têm de produtos e de talentos. Negociando o que possuem através de sites de compartilhamento como este aí abaixo ou até através do próprio Ebay. O minipreuneurs buscam liquidez para aquilo que possuem. 

Juntos, transumers, minipreneurs e os fugazes, transformam o consumo, consumindo menos mas tendo mais. Ou, talvez, tendo menos e consumindo mais. Ou, ainda, tendo mais, por menos tempo. 

picture-31

 

picture-4

Advertisements

1 Comment

Filed under no comportamento, no consumo

One response to “sharing to multiply: but why?

  1. Eu adoro esses nomes da TrendWatching. Recebo os emails deles também (além de que gosto do design lá).

    Abração!

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s