recycling recreating: na construção

Certa vez eu li, ou ouvi, uma estatística absurda: em Belo Horizonte (e em provavelmente muitas outras partes do país), para cada dois prédios construídos um novo poderia ser feito apenas com o resíduo e os desperdícios das duas outras obras.

Absurdo, não?

Muito já tem sido feito neste sentido, não do não desperdício mas sim do reaproveitamente de resídos, como o reprocessamento de tijolos para a criação de uma massa forte o suficiente para a construção de novos prédios e casas.

Enquanto isso, as garrafas PET, grandes vilãs do meio ambiente, também estão sendo usadas, cheias de areia, para substituir tijolos.

E que tal se garrafas de cerveja fossem usadas como tijolos? Foi isso que pensou Alfred Heineken (da cerveja com o mesmo nome) quando em 1963 pediu para que o arquiteto holandês John Habraken criasse a WOBO (world bottle) uma garrafa nomeada de “o tijolo que contêm cerveja”.  

 

A idéia do visionário Mr. Heineken surgiu após uma visita ao Caribe onde ele constatou dois problemas: praias cheias de garrafas e uma grande falta de materials de construção a preços populares. Semelhanças com a situação atual de boa parte do mundo, não são mera coincidência!

Apesar do sucesso da idéia, a cervejaria não levou o projeto adiante, e a única construção feita com os “beer brick” foi o Heineken Museum em Amsterdam.

Mas… o conceito de garrafas como tijolos não deixou de estar por aí, como uma boa idéia. E foi isso que fez com que monges budistas da provincia tailandesa de Sisaket coletassem um milhão de garrafas para construir o tempo Wat Pa Maha Chedi Kaew.

Fantástico, como você pode ver nestas fotos

 

Ah! Detalhe: até os banheiros e inclusive o crematório são feitos de garrafas, uma mistura do verde da Heineken e do marrom da cerveja local Chang.


Advertisements

1 Comment

Filed under no consumo

One response to “recycling recreating: na construção

  1. Pingback: recycling recreating: do it yourself « what is now, what is next

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s