recycling recreating: remixing the ordinary

No board desta semana não temos uma tendência, e sim um fato: a sustentabilidade e a orientação eco-friendly para ações e produtos. Mais especificamente, a idéia de que o reciclar não é apenas transformar matéria-prima em matéria-prima, mas também produto em produto, matéria-prima em arte, produto em arte, matéria-prima em produto.

A idéia é aproveitar aquilo que se tem em casa, ou promover encontros de trocas (sim, as já famosas swap parties), para reciclar a decoração e o armário. É reinventar a partir do existente, do cotidiano, do ordinário.

E é este o ponto de partida da primeira exposição do recém inaugurado Mad Museum de Nova York (Museum of Arts and Design), dar uma segunda chance de vida às coisas que nos rodeiam, mixar o ordinário para atingir o extraordinário.

Second Lives: Remixing the Ordinary apresenta o trabalho de 50 artistas do mundo todo cuja criação inclui objetos e instalações feitos a partir de artigos do dia-a-dia, produtos manufaturados, transformados em novos e originais produtos. Descartáveis de plástico, LPs, óculos de leitura, etiquetas de roupa, moedas, antigas gavetas, listas telefônicas, são vistos como ondas, borboletas, luminárias, quadros, bancos, armários e bustos de personagens históricos.

Talvez a idéia de juntar objetos e reconfigura-los seja antiga (vide Duchamp com seus ready made), mas a grande provocação que esta exposição traz à tona é “Você está realmente dando aos objetos uma segunda vida, ou apenas deixando com que eles durem mais e ocupem mais espaço?”

Hein?

Advertisements

Leave a comment

Filed under nas artes, no comportamento, no consumo

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s