mass customization: it is just the begining

A customização de massa é uma conseqüência lógica e natural do consumo. Uma resposta daqueles que nós, marketeiros, chamamos de “massa”, ou seja, do grande público, daquele nosso target que sempre foi tratado como um bando de gente com mesmos gostos e costumes. Chegou a hora deste mesmo público levantar a mão e a voz, e proclamar sua diferença.

Há algum tempo já existe a tal sementinha do “o meu é diferente” quando alguém resolvia cortar uma camiseta ou pintar um tênis. Em alguns países é inclusive parte – por vezes até estranha – da cultura.
Em Gana, por exemplo, os caixões são sempre personalizados de acordo com a profissão ou atividade exercida pelo “usuário”, em vida. São produzidos um a um, e guardados para a ocasião, quando dá-se uma festa. O enterro lá não iguala as pessoas, como na maioria dos lugares.

Claro que o aumento de acesso à Internet, a colaboração e a digitalização de produção contribuíram com este fenômeno. A possibilidade de as customizações serem feitas massivamente, uma grande variedade do mesmo produto para um grupo de pessoas com diferenças de vontades só surgiu nesta era digital.

A produção em série, heroína dos baixos custos, passa a ceder lugar a uma versão um pouco mais cuidadosa, detalhista, atenta ao comportamento do consumidor. O que se ganha com isso?

Conhecimento, para começar. Saber precisamente quem é o seu público e o que ele quer de você tem um valor quase inestimável.

Personalidade, também. Destaque entre seus concorrentes, por fazer mais do mesmo, só que diferente. Diferenciação esta que atrai mais consumidores e uma leva de curiosos.

Chegará o dia em que todos os produtos de massa terão algo de customizado ou adaptado ao gosto do freguês: o sabor, a embalagem, a cor, a estampa, o design. 

E para chegar lá, algumas empresas já estão fazendo história:

Jones Soda, com sua embalagem customizada pelos consumidores

Keds Studio, com mais de 30.000 desenhos de sapatos postados na comunidade em apenas uma semana

Além de outros, que você vê nessa galeria:

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Filed under na tecnologia, no comportamento, no consumo, no marketing

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