mass customization: estratégia de diferenciação

Muitas empresas têm usado da customização como um toque extra para atrair clientes e a atenção do mercado.
Hotéis no Brasil e no mundo, por exemplo, oferecem hoje uma gama de serviços e produtos para que o hóspede se sinta melhor, com tudo adequado a ele: de modelos de travesseiros a tipos de sal. Nestes casos, nada é criado pelo consumidor para ele usar, a variedade é apenas disponibilizada para que haja opção de escolha, e com isso, o risco de haver o que cada um deseja é maior. Alguns exemplos são o Emiliano e o Unique Garden.

Há também um outro uso da customização, de forma sazonal, para criar buzz em torno da marca.
Um bom exemplo disso é a ação da Volkswagen na criação do Hotel Fox. Um hotel 3 estrelas em Compenhagen foi usado como cenário para 20 artistas criarem 61 quartos. O único quarto que restou, foi então disponibilizado para que consumidores criassem seu design e quando o resultado sair (ainda não foi divulgado), o vencedor terá a oportunidade de passar 2 semanas na cidade e coordenar o desenvolvimento do projeto com profissionais.

E aqui no Brasil, a mass customization veio com tudo em um produto popular, a cerveja.
No ano passado a Kaiser pediu a 11 mil consumidores de 130 cidades do país que ajudassem na criação de seu novo sabor. Como nunca foi uma cerveja super querida pelo público, o resultado é extremamente positivo para a marca, dando o sinal de que ela se importa com o que pensam, e que estava disposta a mudar.

Independente da estratégia usada, marcas que ouvem o consumidor caem na simpatia até de não-clientes. E fazer produtos de acordo com as opiniões, apesar de ser um passo ousado, normalmente é certeiro.

Advertisements

Leave a comment

Filed under no marketing

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s