mass customization: what’s new about it?

Você pode estar se perguntando, ou afirmando, qual é a novidade a respeito disso, já que tanto já se falou e já se fez sobre customização? A diferença agora é que a customização deixou de ser improvisada e artesanal para ser uma provocação feita pelas próprias empresas de consumo, que não só incentivam como também promovem (em seus próprios processos industriais) uma nova forma de customização. 

A customização de massa é um contrasenso, já que customização presume a personalização, a adaptação de algo de acordo com o gosto ou necessidade específica de alguém. Como pode ser personalizado, se é de massa? As empresas entenderam que, apesar de produzirem bens aos montes, elas precisam fazer com que os consumidores se sintam únicos, donos de um produto exclusivo. Ainda que sejam variações de opções pré-formuladas, o consumidor sente que tem a possibilidade, ainda que limitada, de mexer na cor da geladeira ou na estampa do sapato. 

“Foi criação minha!”. “Foi escolha minha”.

Que tal um chocolate com, literalmente, a sua cara? É a possibilidade que a Mars te dá através do site My M&Ms, o primeiro do gênero, que agora abre espaço para o My Dove Chocolate, onde o consumidor pode personalizar a mensagem que vem junto com o bombom, criando quase que um “chocolate da sorte” (ou do amor, ou do que for) só dele.

No site The Candy Lab, a marca potencializa a experiência, criando um laboratório onde, além de colocar seu rosto em um M&M, você ainda pode falar ou cantar.

——————–

Customização em massa, segundo a Wikipedia:

“A Customização em Massa (CM) é definida como a produção em massa de bens e serviços que atendam aos anseios específicos de cada cliente, individualmente, a custos semelhantes aos dos produtos não customizados. Dessa forma a CM oferece produtos únicos a baixo custo e com prazo de entrega relativamente curto, em um ambiente de produção em massa.

A CM pode ser entendida como uma evolução natural dos processos de negócios, resultante do aperfeiçoamento dos padrões tradicionais de organização de processos que possibilitou aumentar significativamente a flexibilidade e agilidade da empresa, bem como melhorar seus índices de qualidade, mantendo os custos competitivos.”

Advertisements

1 Comment

Filed under na tecnologia, no consumo

One response to “mass customization: what’s new about it?

  1. Pingback: the new newsstand: digital times, digital challenges « what is now, what is next

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s