cross-media politics: obama to go

O grande barato da pré-disposição a se criar uma campanha 360° é que a partir de uma grande idéia central surgem infinitas possibilidades, uma mais criativa que a outra. O conceito é único, o que garante a força da mensagem, mas as aplicações diferem, enriquecendo a campanha.

Falar da campanha de Obama está parecendo cada vez mais lugar-comum. Mas eu não me canso de fuçar o que mais vem por aí. E o que tem me surpreendido diariamente é o fato de que, uma vez compreendido o conceito, ele não precisa mais ser o autor da comunicação. O consumidor/cidadão/eleitor faz isso sozinho!

É o caso do livro de Mathew Honan, Barack Obama is your new Bicycle. O autor lançou antes um site que virou hit (vá pra ver), e o livro foi conseqüência. Mostrar o lado cool, pessoal, humano do candidato é uma excelente estratégia de aproximação, além de entreter o público.

E na onda do entretenimento, in-game-advertising também faz
parte dos pontos de contato de Obama. Ele está chamando para o
early voting no game de corrida do X-box, Burnout Paradise.
O painel é claro e chamativo, e este approach é uma tendência cada vez mais forte no marketing digital.

Falando de painéis, lembro de posters e arte. Artistas têm cumprido seu papel em espalhar a mensagem de Obama também, inspirados em seu discurso e suas atitudes.
As peças são lindas e têm força, independentemente de uma vitória nas urnas. São eternas por estarem calçadas nos valores do candidato.

Esta obra de Lou Stovall me chamou a atenção, não apenas pela beleza estética e distanciamento de uma imagem literal do candidato, mas pelo ideal que inspirou sua criação.
“I want to end the mindset that got us into war in the first place”  foi a frase de Obama. Isso vai além de uma promessa, além de uma tática. É um pensamento estratégico de se encontrar a raiz do problema para destruí-lo.

Advertisements

1 Comment

Filed under na tecnologia, nas artes, no marketing

One response to “cross-media politics: obama to go

  1. Pingback: cross-media politics: Obama wins! « what is now, what is next

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s