cross-media politics: we’ve got a crush on it

A campanha conhecida como “Obama Everywhere” tem cruzado oceanos e atravessado continentes.
Não apenas por tratar-se de uma campanha pela presidência da maior potência mundial, mas pelo seu marketing inovador extremamente bem planejado e elaborado.

Sua estratégia é estar onde seu eleitor está – seja ele quem for. Para isso, é necessário conhecê-lo bem e à sua “consumer journey”, os meios que ele consome, onde ele conversa, busca informação e gera conteúdo. Por esta razão a campanha de Obama tem sido a mais digital de todas!

Vai desde a Internet através de site, blog, até celular – ringtones, SMS, redes sociais (Obama tem um perfil no Facebook, por exemplo), games e virais.

E falando de virais, destacamos aqui uma ação que foi um sucesso, desenvolvida pela Barely Political, uma empresa de especialistas em “seeding”, ou seja, semear comunicações com potencial para serem disseminadas entre os grupos, sempre usando conteúdo político como matéria-prima.

No vídeo abaixo vemos o que parece ser uma eleitora, fã de Obama, se declarando através de uma música.

Curiosamente a ação não foi planejada por sua equipe de marketing. Surgiu gratuitamente, estimulada por todo o buzz que já existia em torno de uma campanha completamente Web 2.0, altamente interativa.

O sucesso da ação foi tremendo, Obama Girl ficou famosa, e Barack Obama colheu louros com isso, com sua popularidade aumentando a cada dia.

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Filed under no marketing

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