join and enjoy: do virtual para o real

Estive, há uns meses, em uma conferência de planejamento que reunia gente de todo o mundo. Um dos painelistas, Tom Carroll, CEO da TBWA, é autor de uma frase emblemática: “There’s no digital army! You’re digital too!”.

Enquanto é cada vez mais óbvia a convergência de meios, o medo que o digital tome lugar do “real” (como se digital não o fosse) e “palpável” parece dominar as mentes de muitos profissionais de comunicação.
A maioria das coisas que existem no mundo virtual, ou que funcionam em plataformas digitais, nasceram de necessidades do dia-a-dia, de fatos corriqueiros. E são viabilizadas “aqui” (digitalmente) para nos ajudar “lá” (fora).

Com as redes sociais isso não é diferente.
Exemplo disso é a brilhante idéia do MovieMobz. Se você não conhece ainda, entre e participe.
Trata-se de uma comunidade para quem gosta de cinema e sabe que sua opinião vale muito. O conceito de mobilização vem do poder de escolha dos cinéfilos, que determinam quando, em que sala e qual filme vão assistir.

Além disso, há troca de opiniões e recomendações dos filmes, o que tem gerado muitos adeptos.

Ou seja: cinema sempre foi algo do “mundo real”, certo? A gente olhava o guia do jornal, ligava pros amigos, marcava, pegava fila, corria o risco de a sessão estar lotada, etc. O dono da sala, por sua vez, já teve que arcar com o prejuízo de sessões com 2 ou 3 pessoas apenas.
Agora, com esta comunidade virtual, o filme é escolhido, a lotação da sala é garantida e até o preço é barganhado, conforme a demanda. O ciclo começa online e termina offline, na sala de cinema.

Algo que também só foi possível com a digitalização, já que os filmes da lista são todos digitais e dependem apenas de um download para serem projetados.

Taí uma prova incontestável de que as comunidades nada mais são do que respostas às nossas vontades e necessidades!

Advertisements

Leave a comment

Filed under na internet, na tecnologia, nas artes, no comportamento, no marketing

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s